O Governo do Estado prepara-se para receber no segundo semestre deste ano a visita do ministro da Agricultura da Itália, Paolo de Castro, prevista para outubro, e da governadora da província de Piemonte, Mercedes Bresso. As duas autoridades italianas virão conhecer melhor a potencialidade do Estado e intensificar o intercâmbio em diversas áreas.
Os detalhes das visitas internacionais começaram a ser discutidos numa reunião realizada hoje pela manhã, na sede da Casa Civil, entre os secretários-chefes da Casa Civil, João Malheiros e Casa Militar, cel PM Orestes Oliveira e representantes da Câmara de Comércio Ítalo-brasileira em Mato Grosso.
O interesse dos italianos, que já têm intercâmbio com as cidades de Barra do Garças e Água Boa, está relacionado, principalmente, com a matéria-prima encontrada em Mato Grosso. A produção de carne, suína e bovina; biocombustível e potencial energético de Mato Grosso; indústria e comércio ( setores joalheiros, tecelagem e couro) e no meio ambiente ( o país europeu poderá contribuir com o reflorestamento). Além da cultura e turismo.
De acordo com o presidente da Câmara de Comércio Ítalo-brasileira, Mário Buri, Mato Grosso ganhou a simpatia e despertou grande interesse do governo italiano.
Para Mato Grosso a importância está no uso das tecnologias italianas em diversos setores. No setor joalheiro, por exemplo, o Estado tem a matéria-prima e a Itália tem uma escola especializada em joalheria. Neste caso o intercâmbio serviria para qualificar mão-de-obra para o setor aqui.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, João Malheiros, as visitas serão importantes para que por meio do intercâmbio, utilizando as tecnologias da Itália, o Estado possa agregar valores à riqueza de matéria-prima encontrada em Mato Grosso.
Participaram da reunião o secretário-adjunto da Sema, Bathildes Abdalla, e representantes da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia e da Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos.