PUBLICIDADE

Eduardo é eleito presidente do Sindusmad e anuncia medidas

PUBLICIDADE

O empresário José Eduardo Pinto acaba de ser eleito presidente do Sindusmad, com 30 votos de vantagem. Ele teve 98 votos contra 68 de seu adversário, Rogério Rodrigues. Houve um voto branco. A apuração terminou há instantes, na sede da entidade. Foram 167 votantes de Sinop e das 36 cidades do Nortão de abrangência do sindicato, que é o maior do setor madeireiro em Mato Grosso.

José Eduardo, 48 anos, dono de uma empresa de compensados em Sinop, foi o candidato de situação e venceu as eleições com apoio do atual presidente, Jaldes Langer, que integrou a chapa eleita como vice-presidente. Também são vice-presidentes os empresários Gleisson Omar Tagliari, Ilson José Redivo e Sidnei Ari Bellincanta. Ele estava na vice-presidência do sindicato nos últimos três anos e também é membro da diretoria da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

O presidente eleito, em sua primeira entrevista, disse que, de imediato, contratará 3 técnicos para acompanhar a tramitação dos projetos de manejo florestal na Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A demora na liberação dos planos, indispensáveis para extração de matéria prima para as madeireiras, tem sido a principal reclamação das empresas. A Sema e Ibama têm sido muito criticados pela lentidão na expedição dos documentos que acabam atrapalhando o andamento das atividades das indústrias madeireiras e, inclusive, atrasando cumprimento de contratos com fornecedores. “De um tempo para cá, com essas intervenções do Ministério Público e ações da Polícia Federal, a Sema está muito travada. Temos que mudar a nossa linha de trabalho. Vamos começar a exigir nossos direitos, nos organizar no acompanhamento dos projetos. Hoje, quando cobramos um projeto, sempre há uma desculpa”, enfatizou.

Outra meta será a descentralização da Sema, com o fortalecimento da regional de Sinop, para que possa liberar documentos e aprovar os projetos, sem passar por Cuiabá. “Depende da nossa força e da briga junto ao Governo do Estado na estruturação da Sema, que hoje é um órgão muito pequeno para todo volume e demanda que tem. Ela atende todos os setores da indústria no Estado”, destacou.

A redução do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), que hoje representa 10% sobre o compensado, também será uma luta da nova diretoria. O presidente salientou que o setor enfrenta no mercado interno os problemas de frete e elevados impostos, já no externo a forte concorrência. “Não tem muito o que fazer, mas buscar novos mercados para que compense essa valorização nós vamos tentar fazer”, salientou.

Em campanha, José Eduardo também comprometeu-se em fortalercer a luta pela desburocratização. “Vejo a necessidade de um conselho temático por exemplo, na parte de tributação, para efetuar uma desburocratização. Atualmente, para validar uma nota fiscal o madeireiro precisa apresentar 13 documentos na Secretaria de Fazenda”,

O empresário Rogério Rodrigues declarou que, mesmo não assumindo a presidência, vai continuar dando apoio em todos os trabalhos do sindicato. “Essa eleição vai fortalecer ainda mais o sindicato, porque agora, levar esses trabalhos em frente e acordar esse sindicato vai ser responsabilidade do novo presidente. Vamos continuar nessa batalha”, enfatizou.

A posse da nova diretoria está marcada para 03 de agosto.

(Atualizada as 18:36hs)

Leia mais:
Sinop: começa apuração de votos para presidente do Sindusmad
Eleição do novo presidente do Sindusmad entra na reta final
Madeireiros do Nortão elegem hoje presidente Sindusmad

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE