Uma delegação de técnicos do governo da Indonésia chefiada pelo vice-ministro das Floresta, Boen Mochtar Purnama está em Mato Grosso e visitou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para conhecer as experiências na área de educação ambiental e os instrumentos tecnológicos que o Estado utiliza, de forma pioneira, e que garantem transparência e monitoramento das ações ambientais.
O objetivo desta missão oficial ao Brasil é conhecer a estratégia brasileira para o monitoramento da cobertura florestal, conhecer os instrumentos nacionais para o controle do desmatamento e trocar experiências sobre temas relacionados ao setor florestal.
Ele afirmou ainda que o Estado de Mato Grosso é exemplo de tecnologia de fiscalização e monitoramento. Silval disse também que o setor produtivo está se adaptando à nova legislação ambiental. O vice-governador informou ao vice-ministro e comitiva sobre os três biomas existentes em Mato Grosso (Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica) e falou da parceria entre o órgão ambiental estadual e o federal (Ibama), onde a gestão florestal foi assumida pela Sema, embora o órgão também atue na fiscalização, assim como o Ibama.
A comitiva permanecerá no Brasil por uma semana. A Indonésia é o maior arquipélago do mundo, com cerca de 17,5 mil ilhas e vem sofrendo com os problemas ambientais, entre eles, o desmatamento.