Uma pesquisa inédita que será realizada em Mato Grosso, a partir da próxima semana, vai apontar o estilo de vida e os hábitos de lazer dos trabalhadores da indústria do Estado. Mais de 2.400 profissionais de 90 empresas do setor serão entrevistados, para a coleta de informações sobre a saúde, qualidade de vida e lazer. A pesquisa é iniciativa é do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), e servirá de base para um diagnóstico das necessidades do trabalhador industrial, com intuito de elevar sua qualidade de vida.
A pesquisa está focada no trabalho preventivo e corretivo, visando promover a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores. Desenvolvido em nove estados brasileiros, o estudo deve ser realizado em todo o país. Em Mato Grosso, o levantamento terá início na próxima semana. “O Sesi é a única instituição a fazer este tipo de pesquisa, que fará um raio-x do trabalhador industrial mato-grossense. Com o levantamento desses dados, será mais fácil identificar e atender as demandas do Estado”, avalia o consultor do Sesi Nacional, Charles Benhur Ferreira.
Em cada uma das 90 empresas avaliadas, um número determinado de trabalhadores responderá um questionário de 58 perguntas, que envolvem os cinco conceitos do Programa Sesi Lazer Ativo: alimentação, atividade física, controle do estresse, comportamento preventivo e relacionamentos. Para o consultor, os resultados da pesquisa vão apontar quais ações o Sesi-MT deverá desenvolver para atender a demanda de seu público-alvo. “Trata-se de um estudo específico da região, ou seja, irá apontar as reais necessidades locais e norteará o Sesi na realização de seus serviços”, explica.
A pesquisa será realizada pelo IEL-MT e a expectativa é que o trabalho em campo dure cerca de 30 dias. O treinamento para os pesquisadores foi realizado nesta quarta-feira (06.06), no departamento regional do Sesi-MT. “Além de Cuiabá e Várzea Grande, algumas empresas do interior do Estado também serão avaliadas”, afirma o coordenador de Lazer do Sesi-MT, Sandro Abraão. Após a coleta das informações, os dados serão compilados pelo Sesi Nacional e posteriormente apresentados ao Sesi-MT.