Mato Grosso teve a menor inadimplência do país em relação ao índice de cheques sem fundos, no mês de abril: 1,28%. Em março o percentual no Estado era de 2,48%, portanto, houve uma significativa queda na variação mensal de 48,39%.
“O principal motivo desta queda no índice de cheques devolvidos na praça de Mato Grosso é porque o consumidor mato-grossense aprendeu a lidar com o crédito, o consumidor local está mais disciplinado ao assumir compromissos financeiros seja no cheque, cartão ou crediário”, diz o diretor da região Centro-Oeste da Telecheque, César Palácio, à Gazeta.
A pesquisa da Telecheque engloba um total de 19 Estados e de acordo com os dados coletados na rede bancária de cada região é elaborado um ranking. E Mato Grosso foi o grande destaque ao conseguir a melhor performance no mês de abril.
Palácio diz que apesar do amadurecimento do consumidor perante a facilidade de acesso ao crédito, ainda é necessário que ele tenha maior cuidado e precaução para evitar o endividamento e o desequilíbrio das contas. Um dos vice-presidentes da Fecomércio-MT, Roberto Peron, reforça que o consumidor além de estar mais organizado e ter se acostumado a fazer um melhor planejamento para as suas compras parceladas, outro fator é a maior procura pelas concessões de crédito via crediário e uso de cartões de crédito.