PUBLICIDADE

Produtores de Mato Grosso discutem endividamento com bancada federal na 2ª

PUBLICIDADE

Cerca de 300 produtores rurais de todo o Estado são esperados para a reunião de trabalho da subcomissão de Política Agrícola, Endividamento e Renda Rural da Câmara Federal, na Assembléia Legislativa, na próxima segunda-feira, a partir das 14h.

O vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja), Rui Prado apresentará aos deputados os fatores que desencadearam a crise agrícola. Serão abordados pontos como o descasamento da taxa de câmbio na época da compra dos insumos e na época da venda. “Nesta safra [2006/2007], por exemplo, compramos os insumos com o dólar na faixa de R$2,10 e vamos vender a produção com a moeda americana valendo R$1,95”, explica. O alto valor do óleo diesel também é apontado como um dos itens que compromete a rentabilidade da agricultura.

Além da Famato e Aprosoja, também participam as associações de produtores de Sementes (Aprosmat), de Algodão (Ampa), presidentes de sindicatos rurais e produtores de diversos municípios. As entidades se reuniram em uma Comissão Integrada de Endividamento para buscar soluções definitivas para o endividamento. Os membros da equipe acreditam que a resolução de grande parte dos problemas depende de decisões políticas.

Nomes importantes da bancada ruralista participarão do encontro em Mato Grosso, entre eles os deputados Homero Pereira (PR), Luiz Carlos Heinze (PP/RS), Ronaldo Caiado (DEM/GO), Leonardo Vilela (PSDB/GO), Julio Redecker (PSDB/RS) e Duarte Nogueira (PSDB/SP). A vinda dos parlamentares foi articulada pelo deputado federal Neri Geller (PSDB/MT).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE