As vendas entre primeiro de maio ao dia 13, período alusivo ao dia das mães, cresceram 15% neste ano, em comparação com o ano passado, conforme um balanço da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Apontado como uma das melhores datas para o comércio, foram influenciadas as vendas principalmente em lojas de confecções, calçados, eletroeletrônicos, além de outros.
Foi o segundo momento em que o comércio registrou aumento nas vendas. Na páscoa elas cresceram em média 10%. Neste ano, não foram organizadas campanhas pela CDL, mas alguns lojistas fizeram promoções visando incentivar as vendas durante o período. Em algumas empresas foram oferecidos descontos, em outras o consumidor concorria a prêmios.
No Estado, conforme levantamento do Departamento de Pesquisas Econômicas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), o incremento no período foi de 7%, um por cento a mais que em comparação com o ano passado. Os ramos que tiveram melhor desempenho foram de telefonia celular, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, perfumaria, calçados e confecções.
No ano passado, a federação fez previsão de aumento na ordem de 8%, e as vendas ficaram 3% abaixo das expectativas.