Sinop também participou da 14ª Festa do Pantanal, na semana passada, com exposição do turismo rural, artesanato e apresentação de peças teatrais. Durante os cinco dias, os expositores sinopenses faturaram cerca de R$ 16 mil em vendas de produtos. Para a coordenadora de Turismo, Edinamar Nogueira, foi “mais um ano de expectativa superada, muitos contatos feitos, e futuros empreendimentos a ser desenvolvido”, destacou.
Ela destacou que a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SICT) do município têm participado do evento desde 2002 e que a cada ano, expõe novidades. A comunidade Branca de Neve, localizada próxima a cidade, expôs vários produtos derivados da cana-de-açúcar verde, como o melado, bolo, balas e até bolachas. Os experimentos feitos com a cana renderam a comunidade uma parceria com a Campanha Nacional de Abastecimento (Conab), que vai desenvolver um estudo aprofundado dos derivados da cana-de-açúcar para que possam ser usadas nas creches do Estado.
Por ser uma região economicamente derivada da extração da madeira, o artesanato da cidade é 100% natural. Durante a festa também esteve presente com exposição de portas entalhadas com paisagens e animais da região de Mato Grosso; carrinhos de brinquedo; cachepôs; luminárias e bandejas.
De acordo com os artesãos a matéria prima das peças são considerados lixos das madeireiras e que são transformadas em grandes peças de decoração. Este ano, a bandeja feita com madeira reciclada vai estar no catálogo de exportação da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), junto com outros produtos que se destacaram durante a feira.