A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta segunda-feira, durante apresentação do primeiro balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que as obras de pavimentação da BR-163, ligando o Nortão de Mato Grosso a Santarém (PA), classificada com o carimbo amarelo (que requer atenção), Dilma disse que o “problema fundamental” no cronograma da obra é a necessidade de autorização para se utilizar rochas do parque nacional Jamaxim. Ela explicou que o custo da obra (estimado hoje em aproximadamente RS 1,5 bilhão) vai encarecer muito se for preciso buscar rocha em outras regiões e, novamente, evitou falar da resistência de setores do meio ambiente. Não foi mencionado prazo de quando começa a pavimentação da rodovia e a construção de mais de 40 pontes de concreto entre os 1.024 km da divisa de Mato Grosso até o porto em Santarem, por onde deve ser escoados para o exterior a soja, milho, madeira e outros produtos, com frete mais barato, além de insumos, fertilizantes e muitos outros chegarem a região com preços menores.
Há mais de 10 anos que o setor produtivo e a classe política cobram o asfaltamento da rodovia.
No balanço do PAC, 61 obras foram classificadas com o carimbo verde – de adequado – 39 receberam o carimbo amarelo – de atenção – e 7 obras estão com carimbo vermelho – indicativo de uma situação preocupante.
No documento, as obras com carimbo vermelho, na maioria das vezes, apresentam como desafio a necessidade de emissão de licença ambiental. Na apresentação, Dilma evitou polemizar sobre as obras com carimbo vermelho. Rapidamente, ela disse que o cronograma das obras da usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, considera a possibilidade de a conclusão das obras ser adiada de 2011 para 2013 se a licença do Ibama não sair ainda este mês.
(Atualizada às 21:55hs)