PUBLICIDADE

Governo de Mato Grosso muda critérios dos créditos de ICMs nos negócios com soja

PUBLICIDADE

O Governo do Estado publicou hoje, em Diário Oficial, um decreto com alterações para uso de créditos do ICMS (Impoto de Circulação de Mercadorias e Serviços) em negociações com soja. Fica vedado o aproveitamento de crédito do ICMS incidente nas aquisições interestaduais de soja em grãos cuja entrada no território mato-grossense não estiver acompanhada de certificação e aprovação do produto pelo INDEA (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso). Após obter a certificação, o produtor mato-grossense adquirente do produto deverá, obrigatoriamente, requerer o respectivo aproveitamento à Secretaria de Estado de Fazenda.

No decreto, o governador em exercício, Silval Barbosa, explica que as mudanças levaram em conta ocorrências de entradas e saídas de soja no território mato-grossense, “em operações com características ou efeitos meramente escriturais, ocasionam evidentes prejuízos à receita tributária”. Estas condutas estavam causando “concorrência predatória que, por sua vez, também se revela lesiva à receita do Estado. Dessa forma, o ICMS tem sido utilizado como mecanismo de interferência nas regras de mercado, perdendo, assim, a neutralidade que deve nortear o tributo”.

Quando a soja em grão, utilizada na industrialização dos produtos arrolados, for adquirida em outro Estado, a fruição do crédito presumido fica também condicionada as novas exigências deste decreto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE