O número de consultas ao SPC – Sistema de Proteção ao Crédito-, em abril, foi menor que no mês anterior. Foram 12.051 consultas, ante 12.952 em março. Os números refletem as vendas em apenas parte do comércio, nos estabelecimentos comerciais associados à CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas.
A inadimplência no comércio também caiu. De acordo com um relatório fornecido ao Só Notícias, pela CDL, foram 1.818 inclusões no sistema de consumidores que não conseguiram quitar os débitos e foram incluídos na lista negra do crédito. Em março, foram 2.369 inclusões. E o número de reabilitações, consumidores que conseguiram limpar o nome na praça, foi de 1.585. Em março, as reabilitações atingiram 1.412 consumidores.
Só Notícias apurou que nos três primeiros meses do ano, foram feitas 35.270 consultas ao sistema, por onde os comerciantes se baseiam para fazerem vendas seguras pelo crediário. O SPC informa quem são os clientes inadimplentes e estes acabam não tendo crédito em outras empresas.
Até agora, 7.637 consumidores altaflorestenses foram incluídos no SPC. O número de reabilitações, consumidores que conseguiram limpar o nome, chega a 5.518 no mesmo período.