Alta Floresta deve ganhar, a partir da semana que vem, uma estação meteorológica moderna e informatizada. De acordo com Vander de Freitas Rocha, diretor operacional da Funam – Fundação Agroambiental da Amazônia, a estação será implantada pelo INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, através do 9º Distrito de Meteorologia de Várzea Grande. “Na semana que vem, eles instalam o equipamento e acreditamos que, até quarta-feira, a estação comece a funcionar”, disse ele.
A Fundação Agroambiental foi fundada há cerca quatro anos, sendo responsável pela produção de fungos para combate e controle da cigarrinha das pastagens e a broca do café. “O projeto de controle biológico está diretamente relacionado com as mudanças climáticas e essa estação em muito vai nos auxiliar”, afirmou Rocha, ao Só Notícias.
O laboratório da entidade está instalado na comunidade Ouro Verde, (25 quilômetros da cidade) e tem capacidade para produzir mil quilos do produto por dia. A estação será instalada no mesmo local, devendo beneficiar todos os municípios da região que fazem parte do chamado “portal da Amazônia”.
O diretor da Funam ressaltou ainda que os dados registrados na estação serão disponibilizados também para acadêmicos da Unemat, em Alta Floresta. Mais de R$20 mil foram aplicados para a aquisação dos aparelhos que fornecerão diferentes informações climáticas de Alta Floresta, como temperatura, previsão de chuvas, radiação solar, altitude, latitude, umidade relativa do ar, velocidade dos ventos, pressão atmosférica, entre outros.