Sinop continua registrando índices positivos na abertura de novas empresas, entre indústrias, comércio e da prestação de serviços. Somente no primeiro trimestre do ano, são 119, de acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração. 60 são emprestas prestadoras de serviços, que lideram o ranking.
No comércio varejista foram 36. Em seguida, aparecem o atacadista, com 12 e as indústrias, com 11. Sinop conta atualmente com 9.054 empresas, dentre os segmentos, ainda segundo a secretaria. Se o município confirmar o bom desempenho nos próximos meses, a média de novas empresas pode superar a de 2006, quando foram 516.
Só Notícias apurou que, desde janeiro, houve uma evolução no crescimento empresarial. No primeiro mês foram 27 instalações. Em fevereiro, o número cresceu para 41 e, em março, para 51. Mas novas podem se instalar ainda este ano.
Uma delas trabalha como esmagadora de soja. Os empresários já demonstraram interesse em investir no município e estiveram reunidos, na semana passada, com o prefeito Nilson Leitão, onde firmaram um protocolo de intenções. A maior dificuldade, apontada por eles, ainda é a liberação de áreas para se instalarem.
O grupo confirmou o investimento no município e também a possibilidade da instalação de uma indústria de óleo de soja. Outras ainda são cotadas e se confirmadas contribuirão para a geração de empregos diretos e indiretos.
Atualmente, segundo a Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, são recebidas semanalmente de três a cinco visitas de empresários com interesse em investir em Sinop. Entre eles, de uma indústria de pré-moldados e estruturas metálicas.