PUBLICIDADE

Aumento nas exportações não reflete nos lucros de madeireiras

PUBLICIDADE

O crescimento de 27% nas exportações de madeira em Mato Grosso, no primeiro trimestre, não teve reflexos na lucratividade de grande parte das indústrias do setor. É o que declarou o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), Jaldes Langer. A atual cotação do dólar, uma das menores dos últimos anos, não tem estimulado as vendas. A moeda norte-americana encerrou março a R$ 2,06. No ano passado, estava a R$ 2,18.

Para o presidente, o setor ficou estagnado nesses três meses. “Não há como equilibrar. O mercado interno, mesmo com a transição saindo do período de chuvas, não evoluiu. Está estagnado”, declarou, ao Só Notícias. Atualmente, cerca de 50% da produção do setor é exportada. A outra parte fica no mercado interno.

Outro desafio das indústrias ainda é a alta carga tributária. Langer destacou que o aumento da pauta da madeira, no início do ano, e o recente reajuste na energia, afetaram drasticamente o setor. “A alta carga tributária faz com que o setor perca a competitividade no mercado interno. Os nossos custos devem ficar entre 20 e 30% superiores de outros Estados”, argumentou.

A pauta teve um aumento de 22% este ano, considerada alta, mesmo depois das negociações, já que a proposta inicial do governo era de 44%. Já a energia, subiu 13% para indústrias que consomem energia de alta tensão, foi o maior reajuste do país.
Com isso, a geração de emprego no setor madeireiro, que chegou a ser a principal atividade econômica do Nortão, empregando milhares de pessoas, também fica estagnada.

No ano passado, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 3.406 trabalhadores perderam seus postos de trabalho, em contrapartida, foram contratados 3.112.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE