Presidentes de associações comerciais de todo o Estado participaram ontem, de um encontro com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Mato Grosso (Facmat). Entre os assuntos discutidos esteve a busca de alternativas para conter a informalidade no setor. O diretor executivo da Facmat, Roberto Perón, destacou a necessidade de aumentar a eficácia fiscal, pois o comércio informal já ultrapassa 2×1 em muitas localidades.
Além das ações fiscalizadoras, ele também apontou para a necessidade de benefícios fiscais, principalmente para micros e pequenos empresários. Lembrou que há uma movimentação contrária a entrada em vigor da Lei Geral, no primeiro semestre deste ano, mas que é de suma importância a sua aplicação.
Perón é representante da Facmat na comissão recém criada para implantar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O objetivo do grupo é traçar um plano estratégico para disseminar a lei, levando informações sobre todos os pontos contidos nesta legislação, buscando as regulamentações necessárias para que ela efetivamente entre em vigor nos Estados e municípios.