A colheita terminou e o que já se previa foi confirmado: uma perda de 12% na produtividade das lavouras do município. A produção de soja na safra 2006/2007, do município campeão nacional na produção da oleaginosa, ficará em torno de 1.774 milhão de toneladas. A previsão é do Sindicato Rural de Sorriso. De acordo com o presidente da entidade, Nelson Piccoli, estima-se que entre 70 a 80% da produção já foi comercializada.
“Agora tivemos uma queda acentuada nos preços, mas esperamos que os preços se recuperem até no final de maio”, explicou, ao Só Notícias/Agronotícias. Piccoli atribui a perda na produtividade à fatores climáticos. “Na soja precoce, tivemos uma estiagem no início do plantio e chuva em excesso na hora da colheita, que foi entre o final de janeiro até 20 de fevereiro. Tivemos cerca de 18 dias de chuva praticamente ininterruptos”, enfatizou.
Já na soja tardia, a produtividade caiu devido também ao excesso de chuva, que provocou falta de luminosidade para o desenvolvimento da planta e favoreceu um ataque descontrolado de ferrugem asiática.