Uma série de operações de fiscalização para combater a extração ilegal de madeira, desmatamentos, queimadas e poluição ao meio ambiente está sendo desencadeada pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) na região Norte. O diretor do órgão em Sinop, Paulo Winter, disse, ao Só Notícias, que outras estão previstas para este mês.
Na semana passada, três operações foram desencadeadas por determinação do Ministério Público. Duas madeireiras de Sorriso foram notificadas por estarem com as licenças de operação vencidas. “Uma empresa de fabricação de asfalto, que está desativada, também foi notificada para apresentar o projeto de desativação”, acrescentou.
Em Tapurah e Itanhangá, a secretaria também fez vistorias em cerca de 12 propriedades para constatar o cumprimento das determinações expedidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Pelo menos oito revendedoras de gás também foram notificadas para se regularizarem em Nova Ubiratã.
Outras duas operações contra extração ilegal de madeira foram feitas no mês passado, resultando em R$ 145 mil em multas. “Além da fiscalização nós mantemos nossos trabalhos de vistoria para liberação de licenciamento para empreendimentos e manejo florestal”, salientou.
A regional abrange 15 municípios da região, além de Sinop, e possui um efetivo de sete técnicos, dois agentes e um estagiário.