Mesmo fevereiro tendo registrado um leve aumento no número de demissões ante as contratações, conforme levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, a geração de novos postos de trabalho com carteira assinada nos dois primeiros meses do ano ainda se manteve em alta. Foram 1.728 admissões e 1.623 desligamentos.
Dos setores da economia, como a construção civil, indústria da transformação, entre outros, o comércio ainda se manteve na liderança em contratações. Fez 621 e dispensou outros 599 funcionários. Em seguida aparece a indústria da transformação com 508 admissões e 496 desligamentos. A agropecuária, é apontada pelo Caged como o terceiro que mais criou postos entre os dois meses, sendo 113. Dispensou 73.
Nos serviços, segmento apontado como uma das principais bases econômicas do município, criaram-se 402 postos. Por outro lado, as demissões foram maiores – 407 – e geraram um pequeno saldo negativo de 0,11%. A construção civil manteve-se com saldo positivo, com os 84 novos registros e 47 dispensas.
Conforme Só Notícias já informou, nos dois primeiros meses do ano foram 68 novos empreendimentos criados oficialmente em Sinop, sendo 39 prestadores de serviços, 18 comércios varejistas, 6 atacadistas e 5 indústrias. O crescimento de janeiro (27 empresas) para fevereiro (41) foi de 53%, de acordo com dados da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração.