Entre as estações que farão parte do 1º dia de campo ‘culturas integradas de soja, arroz, milho, forrageiras e espécies florestais’, hoje, no campo experimental da Empaer, está a de recomendações de espécies florestais. Serão apresentadas 30 variedades, sendo 23 nativas e 7 exóticas, propícias para reflorestamento em pequenas propriedades da região. Entre elas estão a seringueira, teca, pinho cuiabano e sumauma.
Outras novidades serão as novas cultivares de arroz de terras altas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Uma delas é a Sertaneja, que possui características do arroz Primavera, com maior produtividade, acamamento menor e maior tolerancias à pragas e doenças.
Também serão destaque seis cultivares de forrageiras, tendo como novidade a ‘BRS Piatã’, lançada recentemente pela Embrapa, que apresenta boa adaptação na região. Além dela, os produtores conhecerão as espécies Charaes e Marandú, do grupo braquiária Brisantã, e Massae, Bombaça e Tanzania 1, do grupo Panicum Máximum, conhecidas como capins colonião, utilizados para produção de forragem para bovinos.
Outras estações apresentarão cultivares e técnicas de manejo da cultura de soja, variedades de híbrido de milho, entre outros. Mais de 200 produtores são esperados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no campo experimental, que fica na estrada Ângela, km 05, bairro Alto da Glória.
Veja a programação em Agronotícias