O censo populacional e agropecuário começa no dia 16 de abril, em todos os municípios do Nortão. Cerca de 266 recenseadores, que serão convocados ainda este mês, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), se mobilizarão nas 27 cidades que pertencem ao pólo de Sinop. Todas as residências serão visitadas.
O prazo para conclusão da pesquisa é no dia 31 de julho e os dados devem ser divulgados pelo IBGE em agosto, informou o supervisor em Sinop, Remildo Rodrigues de Souza. Cada recenseador utilizará um PDA (computador de reduzidas dimensões que cabe na mão) para registrar os dados, o que permitirá a apuração em pouco tempo.
Souza também destacou que uma equipe se concentrará nos trabalhos no setor urbano e outra nas propriedades. “O censo agropecuário é mais amplo, será feito em todos os municípios brasileiros, e deve ser divulgado somente a partir de dezembro”, acrescentou. Já o censo populacional será feito somente em municípios com até 170 mil habitantes e é utilizado para a definição dos repasses feitos pelo Governo Federal para educação, saúde, habitação, assistência social, entre outros. No Mato Grosso ficaram de fora somente Cuiabá, Varzea Grande e Rondonópolis.
Comissões formadas por representantes de cada cidade também acompanharão os trabalhos. Ela será responsável pela conferência e avaliação de todos os números colhidos pelo IBGE durante o censo, e assim evitar que os dados sejam questionados, como em anos anteriores.