Poucas indústrias e empresas apresentaram em Mato Grosso o plano de gerenciamento de resíduos sólidos industriais, bem como mo iventário, para a SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente-. O inventário é o conjunto de informações sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição final dos resíduos das atividades industriais. Já o plano de gerenciamento inclui todas as ações que visam minimizar a geração de resíduos na fonte. Entre os benefícios gerados com a apresentação dos documentos, estão a minimização da geração, aumento da reutilização, reciclagem e eliminação da destinação final inadequada, difusão de tecnologias mais limpas que possibilitem a não geração de resíduos e geração de novos empregos e renda.
A Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso) fará no próximo dia 28, em Cuiabá, um seminário para orientar os industriais e empresários sobre as exigências legais.
A abertura do evento será realizada às 14h. Além da apresentação de técnicos da Sema sobre os temas e do Programa de Educação Ambiental, o seminário também contará com ‘cases’ das empresas que já utilizam o plano de gerenciamento dos resíduos sólidos.