O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, esteve reunido, esta semana, com representantes da Associação dos Feirantes de Sinop para discutir e encontrar um meio mais viável para a construção de uma nova sede para abrigar os pequenos produtores do Município. O presidente da Associação, Beno Wulffasseburg, levou um projeto arquitetônico orçado em R$1,2 milhões para beneficiar os feirantes com um espaço próprio para a comercialização dos produtos, na Praça das Palmeiras.
Após algumas análises e estudos do projeto, o prefeito sugeriu uma nova reestruturação pela equipe de engenharia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), que é a responsável pelo desenvolvimento do primeiro projeto apresentado. “Vou pedir para darem uma repaginada nesse projeto e vou à Brasília reivindicar recursos, junto ao Ministério, para podermos viabilizar a construção desse espaço que é de extrema importância para todos esses pequenos produtores”, declarou.
A estrutura deverá ser instalada na Praça das Palmeira (cruzamento das avenidas Palmeiras com Ingás), local onde já vem funcionamento sem prévia estruturação.
Na intenção de ajudar e encontrar o melhor caminho para a viabilização de verbas e recursos para a construção de um espaço para abrigar os feirantes do município, vereadores e prefeito afirmaram que várias alternativas devem ser buscadas. O vereador Gilson de Oliveira, se disponibilizou a ir até a capital do Estado pedir apoio do deputado Estadual Dilceu Dal´Bosco, para que possa propor emenda via Assembléia Legislativa. A audiência está prevista para acontecer ainda esta semana.
De acordo com o presidente, hoje são 80 feirantes ativos no município, mas com o espaço adequado, o número tende a aumentar. O espaço está projetado para abrigar, pelo menos 300 feirantes, mas para que a construção possa acontecer é preciso que tudo esteja legalizado, pois a área a ser construída é uma área pública.