O número de consumidores inclusos no sistema de proteção ao crédito, em fevereiro, foi menor que no mesmo período do ano passado, considerado positivo por parte do comércio. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), 1.602 inclusões foram feitas no mês, ante 1.864 em fevereiro de 2006.
Para o presidente Valdemir Dobri, esses números demonstram que os clientes estão mais preocupados em não encontrar dificuldades na aprovação de créditos nas compras futuras. No mês também foram registradas 1.186 exclusões da lista de devedores. “É uma melhora pouco significativa em relação ao ano passado. Mas, mesmo assim, os empresários devem estar atentos e se prevenir dos riscos da falta de pagamento”, alertou.
Dobri também lembrou que fevereiro também apresentou uma pequena melhora em comparação com janeiro, levando em consideração que teve menos dias úteis. No primeiro mês foram feitas 11.536 consultas na efetivação da compra. Em fevereiro foram 10.782. Enquanto que, no ano passado, foram 9.435 e 9.368 consultas, respectivamente.
Atualmente, a CDL possui cerca de 450 associados que utilizam os serviços.