Janeiro e fevereiro foram considerados meses positivos para parte do comércio sorrisense. Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces) apontou que as vendas reagiram e foram 30% superiores ao mesmo período do ano passado.
O presidente Itamar Perondi disse, ao Só Notícias, que o aquecimento também é perceptível no número de consultas ao Serasa, SPC, cheques, entre outros. Somente em fevereiro foram 1.303. “As consultas são feitas na efetivação das vendas e demonstraram aumento em torno de 40% entre janeiro e fevereiro, em comparação com 2006”, acrescentou.
Perondi apontou que o principal fator para a reação do comércio no município, que tem a agricultura base da economia, é a sinalização de melhoras nos preços para alguns produtos agrícolas. “ No ano passado os preços estavam achatados e os produtores só tinham prejuízos. Este ano melhorou as perspectivas e o produtor está gastando mais”, salientou.
No ano passado, uma pesquisa apontou que o lucro do comércio sorrisense foi menor que em 2005 em 47% das empresas. Apenas 20% dos empresários constataram que o lucro líquido foi maior. Outro dado desfavorável no setor foi a queda nas vendas de final de ano em 39% dos estabelecimentos, tendo crescimento em 34%.