As atenções estiveram voltadas para a soja no último sábado, na comunidade Ranchão, durante o dia de campo ‘Agro Soja’. Cerca de 200 participantes acompanharam e observaram experimentos com variedades transgênicas e convencionais, novas tecnologias para controle de doenças e fizeram um comparativo entre os cultivares expostos.
Entre unidades demonstrativas e ensaio de competição foram apresentadas no local 42 variedades de soja. A preparação do campo experimental iniciou há seis meses e envolveu uma série de parceiros. “Contamos com o apoio de empresas comerciais e de pesquisa para colocar esse projeto em prática. O resultado foi extremamente satisfatório, pois conseguimos mostrar aqui as últimas novidades em tecnologias que estão à disposição no mercado”, explicou o engenheiro agrônomo da Uninova, Davi Rigo, coordenador do projeto.
A faculdade de Nova Mutum vai oferecer o curso de agronomia no ano que vem e o processo de implantação e reconhecimento do curso exige esse envolvimento com a prática de pesquisa no segmento. O campo experimental também foi objeto de estudo dos alunos do curso técnico agropecuário da escola Ranchão. Para a diretora da instituição, Simone Colombo, a parceria é importante porque possibilita aos alunos a experimentação dos assuntos que são abordados em sala de aula.
A possibilidade de aproximar os agricultores dos pesquisadores, de levar a informação até a lavoura através de dias de campo, foi ressaltada pelo secretário de Agricultura de Nova Mutum, Francisco Moraes Filho. “Para o próximo ano pretendemos buscar ainda mais parceiros, abrangendo um segmento ainda maior de assuntos e informações”, explicou.