Representantes de sindicatos rurais e sojicultores de toda a região se reúnem hoje, em Lucas do Rio Verde, para discutir os principais problemas enfrentados nesta safra. A intensidade das chuvas neste mês, atrasando a colheita na maioria dos municípios, vem afligindo muitos sojicultores e é apontado como principal problema.
O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, destacou que em muitas lavouras a soja foi perdida ou apresenta queda na produtividade. Enquanto contabiliza os prejuízos, o produtor já se preocupa com o pagamento das dívidas contraídas nesta safra. “Se já não havia condições de pagar as dívidas das safras passadas com a estimativa de uma boa produtividade, imagina agora”, argumentou.
Nem mesmo a reação nos preços da oleaginosa deve solucionar os problemas que o setor enfrenta nos últimos dois anos. Galvan explicou que grande parte da safra já estava comprometida com cotações anteriores. Em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum a situação se repete. Com grande parte da soja pronta para colher, os sojicultores não conseguem colocar as máquinas nas lavouras.
O encontro será no Sindicato Rural, a partir das 09 horas.