As chuvas continuam na região Norte e os prejuízos nas lavouras de soja deixam os produtores em alerta. Em Lucas do Rio Verde cerca de 90% da soja está pronta para colher, mas grande parte já está se perdendo. Só Notícias apurou que, em algumas plantações, cerca de 20% da oleaginosa já foi perdida.
Produtores estão se organizando e se reunindo com autoridades para alertá-las sobre os problemas que estão enfrentado. O núcleo da Aprosoja de Lucas do Rio Verde e o Sindicato Rural devem se reunir esta semana, com o prefeito Marino Franz. A preocupação é que, se as chuvas continuaram nesta intensidade, as perdas serão muito maiores. A produtividade caiu e não está passando de 45 sacas por hectare, além dos altos índices de ardido que chegam, em média, a 30% (o máximo aceitado é de 8%).
O cenário é o mesmo em Nova Mutum, onde cerca de 30% da soja já foi colhida. Segundo o secretário Francisco de Moraes, todos já começaram a colher. “Quando entregarem o produto vão ter mais desconto com umidade e na qualidade do grão”, acrescentou.
Em Sorriso, a estimativa do Sindicato Rural é que 5% da safra já esteja perdida. O município é o maior produtor de soja do país, com uma área plantada de cerca de 520 mil hectares, e em algumas lavouras, segundo o presidente Nelson Picolli, as perdas chegam a 50%.
A colheita começou na região no final de dezembro e deve encerrar em abril.