PUBLICIDADE

Sinop: prefeitos e setores econômicos cobram atuação do governo no Nortão

PUBLICIDADE

Cerca de mil pessoas são esperadas hoje, no seminário ‘Nortão: dificuldades, desafios e soluções’, em Sinop. Prefeitos e autoridades de 41 municípios do Nortão também vão participar das discussões que visam buscar alternativas para os principais entraves para o desenvolvimento da região, entre eles: BR-163, código florestal, indústria madeireira, regularização fundiária e barreiras do mercado europeu para a carne mato-grossense.

A região Norte, que concentra os maiores produtores de grãos do Estado e da indústria madeireira, tendo uma grande parcela na arrecadação estadual, cobrará apoio do governador Blairo Maggi na solução destes problemas, já que alguns são de alçada federal e precisam da intervenção do Estado. Uma lista com as cobranças dos municípios já foi entregue ao governador, após uma reunião no último dia 26, que também reuniu prefeitos e autoridades em Sinop.

Algumas respostas também são esperadas no pronunciamento de Maggi, que falará sobre as “perspectivas de desenvolvimento para o Nortão”, em uma palestra às 18h20. Os outros assuntos também serão apresentados em palestras. Representantes de sindicatos, associações, conselhos e CDLs também devem participar.

O seminário foi organizado pelo prefeito de Sinop, Nilson Leitão, e pelo deputado Dilceu Dal’Bosco.

Programação:
14h – Abertura com pronunciamento do prefeito de Sinop Nilson Leitão e explanação do deputado estadual Dilceu Dal’Bosco sobre;

14h30 – Palestra “O futuro da indústria madeireira”, com Jaldes Langer, presidente do Sindusmad;

15h – “Cenário ambiental em Mato Grosso” com Luis Henrique Daldegan (Secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso) e Yugo Marcelo (Ibama), mediado pelo deputado estadual José Riva;

16h – “Regularização fundiária rural e urbana” com Procurador-geral do Estado João Virgílio e presidente do Intermat Afonso Dalberto. O mediador será o vice-governador Silval Barbosa;

16h30 – “As barreiras impostas pelo Mercado Comum Europeu à comercialização da carne mato-grossense” com Décio Coutinho (presidente do Indea) e como mediador Zeca D’ávila – pecuarista e ex-deputado estadual.

17h20 – Pronunciamentos: deputado estadual Ademir Brunetto – tema: MT 322; deputado federal Wellington Fagundes; deputado federal Homero Pereira; senador Jaime Campos – tema: BR-163; senador Jonas Pinheiro – tema : Medida Provisória 2166.

18h20 – Palestra com o governador Blairo Maggi sobre “Perspectivas de desenvolvimento para o Nortão”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE