A SICREDI Ouro Verde-MT estará reunindo seus associados em Assembléia Geral Ordinária e extraordinária nesta sexta-feira a partir das 19:30 no pavilhão da Igreja Matriz de Lucas do Rio Verde.
Na pauta, apresentação do balanço do exercício 20006, destinação dos resultados, discussão do plano de metas, indicação de nomes para a composição do conselho fiscal, transformação da cooperativa em livre admissão e assuntos diversos de interesse do quadro social.
Esse processo decisório é um dos diferenciais de uma cooperativa de crédito com relação ao mercado financeiro convencional. Numa assembléia geral, todos os associados tem direito a um voto, independente de sua cota capital e recursos aplicados. Um modelo que difere de um banco mercantil, onde o percentual de cota capital de cada investidor é que define o peso de seu voto
A diretoria espera uma boa participação dos associados, pois nas pré-assembléias da cooperativa realizadas na semana que passou mais de 2000 associados compareceram. Conforme o presidente da SICREDI Ouro Verde-MT Eledir Téchio esta é uma demonstração de comprometimento dos nossos associado participação dos mesmos na Assembléia é de extrema importância, pois são os destinos da Cooperativa que estarão sendo traçados e decididos.
17 Anos de História
Sábado Próximo a SICREDI Ouro Verde-MT completará 17 anos de fundação.
No dia 10 de fevereiro de 1990, 27 agricultores de Lucas do Rio Verde e Tapurah realizaram a primeira assembléia que resultaria na constituição da Cooperativa de Crédito Rural de Lucas do Rio Verde Credilucas. Para concretizar a idéia e integralizar as quotas-parte , venderam soja verde e integralizaram.
Tendo por objetivo social desenvolver o cooperativismo de crédito, proporcionando aos associados assistência financeira a juros menores que do mercado e expandir a idéia da cooperação como forma de resolver conjuntamente os problemas dos setores produtivos do município e região, foram difundindo a idéia e conquistando novos parceiros. Em primeiro de outubro de 1990, Já com autorização do Banco Central, a Credilucas abriu suas portas e em menos de 30 dias já contava com 250 associados.
Em 1988 houve a unificação da marca SICREDI nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e a partir daí a Credilucas passou a se chamar SICREDI Lucas.
Em março de 2001 os associados aprovaram em Assembléia Geral a alteração da sigla utilizada pela Cooperativa, que passou a chamar SICREDI Verde, pois já não era a cooperativa de Lucas do Rio Verde, mas também de Tapurah, Ipiranga do Norte, e Itanhangá.
E em 2006 após demorados estudos e análises técnicas por parte de diretores, conselheiros, e associados aconteceu a união entre a então SICREDI Verde e Sicredi Ouro Verde originando a SICREDI Ouro Verde-MT. Hoje com 9 mil associados e administrando mais de 90 milhões está entre as mais eficazes do sistema SICREDI, tendo seu projeto de transformação de cooperativa de crédito de livre admissão aprovado pelo Banco Central.