Em operação desde dezembro passado, a usina hidrelétrica Canoa Quebrada, construída às margens do Rio Verde, na divisa entre Lucas do Rio Verde e Sorriso, está prevista para ser inaugurada em março. As obras levaram quase dois anos. As três turbinas já estão em funcionamento, mas ainda em fase de testes.
A usina é de pequeno porte e terá potência de 28 MW, com capacidade para atender até 100 mil habitantes. Sua instalação na região foi considerada um passo importante para o fortalecimento econômico com a geração de energia. Somente durante a construção gerou cerca de 850 empregos diretos e mais de 1.000 indiretos.
O reservatório ocupa uma área de 1.050 hectares e a barragem, com 820 metros de comprimento, tem uma altura de 34 metros e duas comportas de controle do excedente de água não utilizado pelas turbinas. A vazão variável de 100 a 250 metros cúbicos por segundo, dependendo das condições climáticas.
As turbinas serão operadas por um centro localizado em Cuiabá, em tempo real, via satélite, formada por uma equipe de 12 pessoas, incluindo operadores e engenheiros.