Denúncias do não cumprimento da lei que determina o tempo máximo de espera nas filas de bancos ainda são feitas em Sinop. Desde 2005, a prefeitura está notificando e fiscalizando as agências para que façam as readequações necessárias. Só Notícias apurou que outras exigências como instalação de banheiros, cadeiras e senhas para os clientes foram implantadas.
As reclamações de irregularidades devem ser feitas no Procon, que solicita a fiscalização à prefeitura. Aqueles que não cumprirem a lei podem ser multados em até R$ 6,5 mil. Nos útimos meses uma agência chegou a ser multada após ser feita a denúncia. Os usuários também podem entrar com uma ação na Justiça comum solicitando indenização.
A lei estipula o tempo máximo de espera nas filas de 15 minutos nos dias comuns e de 30 minutos em véspera de feriados, ficando sob responsabilidade das agências a contratação de funcionários suficientes para atender a demanda. Em alguns casos, o cliente chega a esperar até 1h30 na fila.
Outras exigências como o atendimento especial para gestantes, portadores de necessidades especiais, lactentes e mulheres com crianças de colo, já são executadas por muitas agências.