Ao contrário do ano passado, quando foi cancelada devido à crise na agricultura e ao movimento Grito do Ipiranga, neste ano a Expomutum – Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Nova Mutum deverá mesmo ocorrer, em junho. A informação é do secretário de Indústria e Comércio do município, Valdomir Otonelli.
Segundo ele, a comissão organizadora deverá ser a mesma do ano passado. “Já estão sendo feitos alguns contatos para realização de shows e outras atrações”, disse ele. A comissão é presidida pelo produtor rural César Martins. A data definitiva da feira, que será no parque de exposições José Aparecido Ribeiro, será confirmada nos próximos dias. Otonelli acredita que vários pontos da programação, que chegaram a ser definidos no ano passado, poderão ser aproveitados.
Todos os anos, além dos patrocinadores, o evento também conta com o apoio da prefeitura. Esta será a XI edição da Expomutum. Em 2005, a festa contou com cerca de 20 mil pessoas durante os 5 dias de feira. O evento contou com muitas novidades, tecnologias, rodeio e shows de renome nacional.
A Expomutum costuma ser a penúltima exposição agropecuária do ano, dentre os maiores municípios produtores da região Norte. O ciclo de exposições será aberto com a Exporriso, em maio. Em seguida, acontece a Exponop (em Sinop), no início de junho; a Expomutum no final de junho e a Expolucas, em agosto, no município de Lucas do Rio Verde.