PUBLICIDADE

Madeireiros de Sinop ainda devem sentir ‘efeitos’ da nova pauta

PUBLICIDADE

Apesar da redução de 50% no valor da carga tributária da pauta da madeira, que de 44% passou para cerca de 22%, definida entre o setor madeireiro e Secretaria de Fazenda, os novos valores que serão cobrados sobre impostos ainda devem ser sentidos pelos industriais madeireiros. Essa é a opinião de diversos empresários em Sinop.
O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), em reunião com a classe, defendeu uma pauta média de 12%, dividida em duas parcelas. “Apesar de ser uma redução, isso é péssimo para o setor, pois indica uma carga maior de impostos que vai e não retorna. Isso reflete diretamente na empresa, de qualquer forma”, declarou, ao Só Notícias, o industrial Carlos Trombeta.

A opinião também é compartilhada por outros empresários. “Estes 22% ainda é alto e perdemos força no mercado, principalmente para o Pará e Rondônia”, acrescentou Sigfrid Kirsch.

Para Marcelino Pasa, proprietário de uma madeireira, o novo percentual que passa a ser cobrado hoje deve influenciar em uma queda inicial nos negócios. “Se aumenta para o madereiro, para nós também, pois os preços aumentam e os produtos consequentemente. Prevê-se que isso afete já em cerca de 30% a menos em nossas vendas”, detalhou, ao Só Notícias.

Outra questão que o setor reivindicava era a alteração do grupo comercial das espécies que a Portaria 143/2006 trouxe. A Sefaz se comprometeu a deixar o cambará vockysia sp., no grupo 1, e o ipê no grupo 6, conforme a Portaria 99/2005, visto que na portaria 143 as duas espécies tinham sido transferidas para o grupo 2 e 7, respectivamente, ou seja, ficariam mais caras.

(Atualizada às 09:12hs em 02/02/07)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE