Amanhã, o grupo Ibpasa -Indústria Brasileira de Pescados Amazônicos-, estará lançando oficialmente o projeto do frigorífico para abate e industrialização de peixes que começa a ser construído em maio. O gerente de produção, Lúcio Pogeri, informou ao Só Notícias que o investimento em Sorriso será de R$20 milhões e vai gerar cerca de 180 empregos diretos e 500 indiretos. “Esse projeto vem sendo desenvolvido há mais de um ano e vamos começar a por em prática agora. A expectativa é que o abatedouro entre em funcionamento a partir de fevereiro do ano que vem”,explicou. O frigorífico terá capacidade para industrializar, inicialmente, 9,5 mil quilos por dia, de acordo com o gerente.
A própria empresa será responsável por cerca de 35% da alevinagem e engorda dos peixes e o restante, será negociado com piscicultores da região, que vão trabalhar em parceria com a empresa. O frigorífico vai trabalhar com espécies de peixes comum na região amazônica, sendo que, inicialmente, a opção é pelo surubin e pelo tambaqui. Parte da produção, principalmente de filé de peixe, será exportada e o restante vai atender ao mercado interno.
A instalação do frigorífico marca o início de um novo modelo econômico que começa a ser implantado em Sorriso, abrindo uma nova área de atuação que é a indústria de pescado, uma nova opção para os produtores.