Empresas do setor moveleiro de Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso e Nova Mutum estão buscando novas estratégias para aumentar sua participação no mercado e reduzir custos. Um estudo feito pelo projeto ‘cadeia de indústrias moveleiras’, que é desenvolvido nos municípios há cerca de um ano, apontou que o setor movimentou cerca de R$ 12 milhões no ano passado.
Segundo o chefe do Sebrae de Sinop, Volmir Contreira, a meta é aumentar esse faturamento em 30% até o ano que vem. Outros objetivos são em diminuir em 12% os custos com insumos e aumentar 15% a carteira de clientes. O estudo será apresentado no mês que vem para os empresários.
“Vamos traçar as metas para alcançar esses números até dezembro de 2008”, completou Contreira. Uma das alternativas é a expansão da produção para novos mercados. Desde que o projeto foi implantado, uma série de medidas vem sendo tomada.
Em Lucas do Rio Verde, em que 13 empresas são beneficiadas, foi criada uma central de negócios, para que as compras de insumos sejam feitas em conjunto, reduzindo os custos.Em Sinop outras 12 são atendidas, em Sorriso são 4 e, em Nova Mutum, outras 6.
Entre outras atividades desenvolvidas nas indústrias estão treinamentos, especialização de mão-de-obra, capacitação da gestão de produção e a viabilização do acesso às linhas de crédito.