Adquirir matérias-primas, comprar máquinas ou diversificar o estoque para aumentar as vendas. Esses são alguns dos objetivos dos pequenos empreendedores que buscam os recursos provenientes do Programa Microcrédito.
Coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, o programa já aprovou mais de R$ 2,1 milhões em financiamentos desde sua implantação em 2004.
Ao todo, mais de 2,2 mil pequenos empreendedores de 59 municípios foram beneficiados com os recursos. “São costureiras, salgadeiras, açougueiros, eletricistas e vendedores autônomos em geral”, explicou o assessor especial da Setecs, Messias Neves dos Santos.
Segundo ele, por meio do programa é possível financiar máquinas, equipamentos, ferramentas, móveis/utensílios (novos e usados), matéria-prima, mercadorias para revendas, bens de produção e também há a possibilidade de obter recursos para capital de giro. “Quem compra uma máquina nova, por exemplo, agiliza o trabalho, diminui o desperdício e melhora a qualidade do produto final”, exemplificou Messias.
Juntamente com a Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento) e o Sebrae, o programa financia até R$ 1 mil, sem juros, que podem ser pagos até 12 parcelas, com uma carência de até três meses para iniciar o pagamento.
Em todo o Estado, mais de 100 agentes de crédito trabalham facilitando o acesso aos recursos para que ele chegue às mãos de quem realmente precisa. “Isso sem falar nos empregos criados por esse beneficiados, que geralmente precisam contratar mais funcionários para ajudar na produção e/ou nas vendas”, afirmou o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setecs, Jean Estevan.
Vale ressaltar que antes de terem acesso aos financiamentos, os tomadores de crédito passam por um curso de capacitação gerencial, ministrado pelo Sebrae. É esta capacitação que estimula e desenvolve características individuais do empreendedor. No total, já são mais de 3,9 mil trabalhadores capacitados.