Levar aos produtores informações sobre os mecanismos de apoio à comercialização, os leilões, e sobre as negociações referentes ao endividamento. Este é o principal objetivo do encontro que será realizado hoje, às 19:00h, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde. O evento reunirá o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Rui Prado, os diretores Neri Geller e Nadir Sucolotti, que também é vice-presidente do núcleo Norte da Aprosoja, dirigentes de sindicatos e produtores. O evento ainda vai contar com um representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Sávio Rafael Pereira e um representante da Superintendência Regional do Banco do Brasil. Pereira é o coordenador-geral de oleaginosas e fibras do departamento de comercialização (SPA/Mapa).
Durante o dia, a equipe vai conhecer a iniciativa do município em desenvolver o projeto Selo Verde. Lucas está entre os primeiros do país a implantar o projeto, que visa regularizar propriedades rurais de acordo com o código florestal. Todas as propriedades que se regularizarem poderão obter o ‘selo verde’, se adequando às exigências do mercado, que aumentam a cada ano e influenciam nas negociações da produção agrícola, base da economia do município.
O grupo também visitará as instalações da Sadia em Lucas do Rio Verde e propriedades que tenham iniciado a colheita da safra 2006/07.