Os preços dos carros usados caíram 2,14% em novembro. Segundo a pesquisa Autoinforme/Molicar, divulgada nesta terça-feira, esse foi o maior recuo dos últimos oito anos, desde que o levantamento começou a ser feito.
“O impacto da crise no setor de usados foi fulminante. Os preços despencaram nos últimos dois meses e com a perda do valor do bem, muita gente deixou de trocar o usado pelo novo, desaquecendo ainda mais o movimento do setor”, informa o estudo, realizado com base em onze mil carros fabricados de 1999 a 2008.
A pesquisa detectou queda de mais de 10% em mais de 200 modelos. Mesmo carros que são muito procurados, como Gol, Palio e Corsa ficaram mais baratos. A queda foi generalizada.
Os carros usados de 2003 foram os que mais caíram de preço no mês. A variação por ano de fabricação oscilou entre 1,79% (2008) a 2,46% (2003). Veja o quadro.
Conforme o estudo, a queda de preço dos carros usados –verificada desde 2006 por conta do aumento na venda de carros novos, que aumentou a oferta no setor de usados– vinha ocorrendo de maneira mais branda, por conta da grande demanda no setor devido ao aumento do poder aquisitivo da classe média e das facilidades de financiamento.
“Tanto que mesmo considerando a queda de 2,14% registrada em novembro o carro usado perdeu apenas 2,3% nos onze meses do ano”, informou o estudo.
Ainda segundo a Autoinforme/Molicar, a tendência é de novas desvalorizações nos próximos meses, ainda que o mercado de carros novos se recupere, pelos temores entre os “comerciantes de investir no estoque, por causa da instabilidade internacional”.
“As concessionárias só aceitam o usado como parte de pagamento se o preço for bem abaixo das cotações do mercado, caso contrário não conseguem girar o estoque. Os lojistas independentes não estão comprando. Só arriscam em carros de alto giro, mesmo assim jogam o preço lá em baixo.”
Por marca, os carros da Honda foram os que mais caíram de preço, 4,05% seguidos pelos da Audi, 3,97%. Os carros da Citroën foram os que menos caíram de preço, 1,08%.