Os empresários mato-grossenses que desejam conhecer as oportunidades de negócios com a China poderão participar da próxima Missão Empresarial para o país, que será promovida em abril de 2009 pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN). A missão, que conta com a parceria da empresa China Trade Center, terá como foco principal a primeira fase da 105ª Canton Fair, maior feira multisetorial da Ásia e segunda maior do mundo.
Hoje, a China é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2007, o Brasil exportou U$ 10,7 bilhões para a China. “Por ano, a China representa 30 milhões de novos consumidores. É um enorme potencial que pode ser aproveitado pelo empresário mato-grossense que deseja exportar”, garante a coordenadora do CIN, Gabriela Fontes. A China é o principal comprador individual de Mato Grosso. No entanto, as exportações estaduais para o oriente estão concentradas no complexo soja, madeira e couro. “Mato Grosso é um Estado vocacionado para atender a China. As oportunidades são muitas, basta que os empresários saibam reconhecê-las e aproveitá-las”, ressalta ela.
Além da Feira, os participantes da missão também irão a Dubai, capital dos Emirados Árabes. “Em Dubai, serão realizadas visitas perspectivas, com o objetivo de ampliar os contatos dos empresários, por meio dos facilitadores de negócios, como a Câmara de Comércio e a APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos”, informa Gabriela. As visitas também serão realizadas em Shangai. “Iremos promover um fórum com palestras que contará com a participação de entidades representativas e financeiras, além das empresas facilitadoras de negócios. Com isso, os empresários terão a oportunidade de ampliar os contatos e as negociações com o país”, diz ela.
A Canton Fair é promovida duas vezes ao ano na cidade Guangzhou e possui a mais completa variedade de produtos e giro de negócios. Com uma área de 851.000 m², registrou em sua última edição a participação de 213 países e 18.720 expositores. Devido a sua grandiosidade, a feira é realizada em três fases. A primeira, que ocorrerá no período de 15 a 19 de abril, é destinada principalmente às indústrias. Nessa fase, são expostos equipamentos e máquinas, veículos, motos e peças automotivas, produtos químicos, hardware, materiais e maquinários para construções, produtos elétricos e eletrônicos, computadores e equipamentos de comunicação, entre outros. A segunda e terceira fase da feira são realizadas posteriormente.