Lideranças políticas e empresariais do município de Vera (80 km de Sinop) promoveram um abaixo-assinado para sensibilizar o Governo do Estado a intervir junto ao proprietário da Fazenda Sodema, a aceitar proposta de venda de uma área de 70 hectares (às margens da BR-163), em frente ao Posto Fiscal Celeste, para implantação de um frigorífico de suínos. A planta prevê a geração de aproximadamente mil empregos diretos. O governador reuniu-se hoje com o prefeito de Vera, José Nilton dos Santos (Niki), o prefeito eleito, Moacir Giacomelli, o dono da fazenda e demais lideranças.
Há divergências quanto ao melhor ponto na fazenda, que fica na divisa de Vera e Sorriso. ficaria no município de Sorriso, para ser construído o frigorífico. “Será a possibilidade das partes interessadas encontrarem uma maneira saudável de contemplar o coletivo”, disse o prefeito eleito Moacir Giacomelli. “Se implantarmos esta unidade frigorífica no município haverá uma consistente elevação no nosso índice de FPM (Fundo de Participação dos Municípios)”, acrescentou. Por outro lado, lideranças de Sorriso trabalham para que o frigorífico fique na parte sediada no município sorrisense.
Para o governador Maggi, o Estado tem interesse na aquisição e se colocará a disposição para que o investidor possa definir por sua implantação. “Nossa política direcionada a agroindustrialização, que é o nosso forte, procura dividir os investimentos de modo a contemplar todos os municípios, agregando valor na ampliação das economias. Vamos dialogar agora com o investidor”, assegura Maggi.
Também participaram da audiência a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vera, Marlene Marisco; o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Waldemar Nisso La, vereadores e empresários.
(Atualizada às 21:34hs)