O empresário Lindomar Dela Justina foi reeleito, ontem, para o segundo mandato a frente do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte (Simenorte). Ele encabeçou chapa única e, dos 18 associados que votaram, todos manifestaram-se favoráveis pela aprovação. O primeiro vice-presidente é Ricardo Mastrangelli, que também permanece na função. A chapa contempla ainda mais quatro na vice-presidência, dois na secretaria e tesouraria, três no conselho fiscal e suplente. Além de Alta Floresta o Simonerte abrange Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Nova Monte Verde, Apiacás e Nova Bandeirantes.
Dela Justina disse, ao Só Notícias, que entre as metas iniciais na nova gestão está a implantação de um viveiro para atender empresários do setor com mudas destinadas ao reflorestamento. Segundo o presidente, esta é uma necessidade não apenas de Alta Floresta, mas das outras cidades da região.
“Temos um grande problema que são áreas pequenas que foram colonizadas e muitas vezes se tem que fazer uma recuperação de área e a pessoa não tem condição”, declarou.
O presidente salienta ainda que discussões como pauta da madeira, entre outros problemas do segmento também serão tratados. No entanto, Lindomar salienta não estarem em primeiro plano, salientando, em caráter inicial, a criação do viveiro.
O sindicalista frisa também a importância do segmento e de se trabalhar na legalidade. “Quando se fala em madeira a primeira coisa que se pensa é fiscalização. Aqui tivemos uma muito grande mas todos conseguiram trabalhar. Lógico que estamos com problemas na liberação de manejos, mas o setor trabalha na legalidade. Sempre haverá um ou outro para fugir da regra”, ponderou.
Também ontem, foi inaugurada a nova sede do Simenorte. Mais de cem pessoas marcaram presença no ato. O sindicato foi fundado em Alta Floresta em 31 de outubro de 1997 e obedece a uma hierarquia organizacional. Está filiado à Federação das Indústrias de Mato Grosso, que por sua vez está vinculada à CNI – Confederação Nacional da Indústria e, no próximo dia 12, inaugura sua sede própria.
No campo de atuação, o Simenorte desenvolve o projeto de reflorestamento em pequenas propriedades “Refloreste” onde sua meta principal é uma cobertura verde em toda a região desde Carlinda a Apiacás.