Cerca de 80 mil estabelecimentos comerciais do Estado de Mato Grosso ficarão fechados nesta quinta-feira, Dia da Consciência Negra, segundo a Federação de Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT).
O presidente da instituição, Pedro Nadaf, calcula que o feriado trará um prejuízo para o comércio do Estado, com uma perda no custo operacional em 5%. Segundo ele, poderão abrir àqueles estabelecimentos que tiverem feito a negociação específica com a Federação.
Em Cuiabá e Várzea Grande existem 2.143 estabelecimentos que devem ficar fechados hoje. Eles voltam a abrir as portas na sexta-feira, a partir das 8h.
Farmácias, bares e restaurantes, que ficam na região central das duas cidades, e que possuírem seus respectivos alvarás cedidos pelas prefeituras, municipais funcionarão normalmente no feriado.
A Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat) comunicou que os estabelecimentos também funcionarão normalmente nos seus respectivos horários de atendimento.
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT) informou que as agências bancárias fecham na quinta-feira e retornam o funcionamento normal na sexta-feira, às 11h. Nos shoppings Pantanal, Três Américas e Goiabeiras, os estabelecimentos das praças de alimentação estarão abertos, entre 10h e 22h.
Para o usuário do transporte coletivo, a secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) explica o usuário que não tiver o cartão pagará R$ 1 pela passagem.