O número de novos consumidores de energia elétrica cresceu 3,8%, de setembro do ano passado para setembro deste ano, período em que foram computadas 1,93 milhão de novas ligações.
Os dados foram divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e indicam que, de 2003 a 2007, a média se situou em torno de 1,7 milhão de ligações ano.
Com isso, o resultado dos últimos 12 meses representa um aumento no número de consumidores em um ritmo acima da média histórica recente.
O destaque, no período, ficou com a região Nordeste, onde a média de novas ligações tem sido de 55 mil por mês, uma taxa de crescimento de cerca de 5% ao ano.
Na avaliação da EPE, apesar dos efeitos de reclassificação e recadastramento de consumidores implementados por algumas concessionárias do Sul e do Sudeste, o avanço no número de consumidores revela “impulso na universalização do serviço e pode ser associado ao Programa Luz para Todos do Governo Federal”.
Dados do Ministério de Minas e Energia indicam que, da população total beneficiada pelo programa, 55% encontra-se na região Nordeste.
Também foi possível observar, a partir dos dados divulgados pela EPE, que no terceiro trimestre deste ano houve uma recuperação da dinâmica de expansão do consumo comercial, que chegou a registrar crescimento de 8,1%, sobre o mesmo período de 2007.