O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) começou a elaborar, neste sábado, o planejamento estratégico para 2009. Os 17 diretores trataram das ações do setor de base florestal da região e cobrarão melhorias no sistema eletrônico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), integração Sema-Ibama, e discutiram a burocracia imposta pelos órgãos governamentais.“Temos conhecimento da maioria dos entraves que o setor de base florestal enfrenta, mas queremos saber dos associados quais são as verdadeiras dificuldades”, explicou, ao Só Notícias, o presidente do Sindusmad, José Eduardo Pinto.
José Eduardo adiantou que a primeira medida do sindicato será na próxima semana “quando cobraremos do governo que regularize o sistema on line da Sema ( onde indústrias madeireiras fornecem informações obrigatórias para que possam vender madeira) que trava e às vezes até sai do ar, gerando transtornos para o setor produtivo. A cobrança já vem sendo feita há um bom tempo e pelo visto precisaremos expor os problemas diretamente ao governador”, disse o presidente.
O sindicato faz anualmente balanço e planejamento para o ano seguinte. Nos próximos dias, será feita pesquisa com cerca de 250 indústrias filiadas, em 33 municípios, para levantar as principais dificuldades enfrentadas pelo setor.