Novembro será marcado pela sétima edição da ‘Expo Brasil Desenvolvimento Local’, em Cuiabá. Entre os dias 12 e 14 deste mês, no Centro de Eventos do Pantanal, o evento reunirá palestras, painéis temáticos, debates, apresentação de experiências, oficinas, minicursos e um circuito de TV ao vivo.
Além disso, o encontro contará com uma ampla Feira com exposição de produtos sustentáveis, projetos inovadores, atividades culturais e ambientes de aprendizagem coletiva. Promovido pelo Sebrae Nacional, Sebrae/MT, Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits) e Governo de Mato Grosso, a Expo Brasil 2008 representará o ponto culminante de um processo amplo de mobilização e intercâmbio de informações entre as instituições e pessoas envolvidas nessa construção.
A expectativa é que a reunião seja um marco da afirmação do desenvolvimento em bases territoriais, no cenário brasileiro e no diálogo internacional. A sétima edição da Expo Brasil conta com a participação de agências nacionais e regionais, ministérios, governos estaduais, Prefeituras e centenas de entidades da sociedade civil, além de organismos internacionais, fundações, universidades e colegiados (fóruns, conselhos, consórcios) de todo o país. Mas sua principal força está na participação ativa de agentes locais, atores da base da sociedade que promovem, em seus territórios, o cotidiano das iniciativas de desenvolvimento sustentável.
Governança democrática, inclusão produtiva e relacionamento com o meio ambiente, adicionados ao foco especial na integração latino-americana, constituem os quatro eixos norteadores da programação da Expo Brasil 2008. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, também presidente do Sebrae/MT, o evento será um ambiente estimulador de conexões entre os mais diferentes agentes motivados com o desenvolvimento sustentável em bases territoriais.
“É este fluxo de inteligência coletiva que fará a diferença da Expo Brasil Desenvolvimento Local 2008”. Ao todo são 13 países participantes. Os trabalhos serão realizados entre 8h às 21h. As inscrições são gratuitas.