PUBLICIDADE

Secretário de Mato Grosso pedirá ao Condel prorrogação de dívidas agrícolas

PUBLICIDADE

O secretário de Desenvolvimento Rural (Seder), Neldo Weirich, vai pedir a prorrogação imediata das parcelas vencidas e que irão vencer em 2008, como forma de capitalização imediata do produtor, mantendo esse recurso para investimento já iniciado no plantio, além da extensão do prazo adicional de pagamento dado pela renegociação das dívidas rurais de três para cinco anos na próxima reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/FCO), que será realizada na quinta-feira (30), em Campo Grande.

As duas propostas partiram da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), em documento entregue ao secretário Neldo Weirich, na manhã desta sexta-feira (24). O presidente da Famato, Rui Prado, explicou a necessidade da análise e aprovação do Condel/FCO dos itens em razão da gravidade da crise. “É urgente. A preocupação é de todo setor produtivo e dos trabalhadores”.

Weirich é o presidente estadual do FCO Rural e vai incluir as duas pautas em regime de urgência. Os conselheiros do Condel ainda vão analisar a aquisição pelo FCO das linhas do FAT Giro Rural em poder do Banco do Brasil e o enquadramento nas mesmas condições dadas às linhas de investimentos do FCO pela renegociação do endividamento agropecuário. O Condel também será discutido o alongamento do prazo para o financiamento da reforma de pastagem em Mato Grosso de seis para 12 anos

As duas pautas que devem ser incluídas em regime emergencial se deve ao agravamento da crise e a descapitalização dos produtores rurais. “Falta diesel, sementes, adubo e outros insumos para o plantio da safra 2008/2009. Os produtores não tiveram renda na safra passada e estão sem recursos para plantar”, comenta o superintendente de Política Agrícola da Seder, Luiz Carlos Alécio.

O presidente da Famato e o superintendente de Política Agrícola da Seder vão acompanhar o secretário Neldo Weirich na reunião do Condel.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE