A falta de crédito no cenário mundial tem levantado muitas dúvidas nos empresários brasileiros sobre o futuro da economia. Contudo, algumas medidas estão sendo tomadas para que a crise financeira não assole a economia do Brasil. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou, recentemente, uma das ações tomadas para fazer frente à escassez de crédito no mercado: a ampliação das linhas de financiamento à exportação. Esse e outros assuntos, como métodos de atuação, os programas e as formas de acesso ao crédito do BNDES serão apresentados na palestra ‘O BNDES Mais Perto de Você’, na próxima quinta-feira (30), em Cuiabá.
O evento ocorrerá em parceria com a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), que apóia a iniciativa de esclarecer aos empresários locais as formas de apoio financeiro, especialmente para micro, pequenas e médias empresas. “Em Mato Grosso, os financiamentos estão, basicamente, no setor agrícola, mas existem várias outras linhas que beneficiam as empresas, além de cartão de crédito para os clientes, que facilita as transações e oferece limites e taxas de juros atrativas”, avalia o presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir José Milan.
Nos primeiros oito meses deste ano, o agente financeiro liberou R$ 316,8 milhões via Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame) para o Estado, o que corresponde a 22,9% do total de R$ 1,378 bilhão emprestados no período. A série ‘O BNDES mais perto de você’ realiza apresentações em todas as regiões do país, auxiliando empresários que planejam investir na modernização e/ou expansão dos negócios. A palestra será ministrada pela equipe técnica do BNDES, que também respondera às perguntas dos presentes. O evento terá início às 9h30, na sede do Sistema Fiemt.