Reunir informações atuais sobre o comércio exterior, com ênfase na organização dos elos das cadeias produtivas, é um dos objetivos do 19º Seminário do Agronegócio para Exportação (Agroex), que será realizado no próximo dia 30, em Cuiabá.
Promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio do Governo de Mato Grosso, o evento é voltado para todos os envolvidos nos agronegócios, como cooperativas, produtores e agroindústrias.
De acordo com o analista de Comércio Exterior da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Adilson Farias, o seminário será dividido em palestras e discussões com temas relacionados aos negócios internacionais, financiamentos, ferramentas institucionais para exportação, crise mundial, dentre outros.
“Um dos temas principais é a questão da organização do setor por meio de consórcios e condomínios rurais. Esses instrumentos garantem segurança jurídica para o aumento dos investimentos e permitem o alcance de maior poder de mercado na hora de comprar e vender”.
Adilson apontou que a grande força de Mato Grosso no agronegócio, incentivou os organizadores a realizarem o evento no Estado. “Já fizemos esse trabalho em outras regiões como São Paulo e Minas, mas é a primeira vez que fazemos este tipo de evento aqui. Espero a participação dos produtores, que irão se atualizar em relação as tendências do mercado e ter acesso as informações do mundo sobre o comércio exterior”.
Para o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, o encontro será uma grande oportunidade para os produtores mato-grossenses. “O Estado está no 10º lugar no ranking das exportações brasileiras. Só neste ano já exportou US$ 6,13 bilhões. Com essa nova visão do comércio exterior, os investidores irão aumentar ainda mais os seus mercados e Mato Grosso irá avançar nas exportações”.
O Agroex, com início às 8h, será realizado na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), no Centro Político e Administrativo. Os interessados poderão se inscrever pelo site do Mapa ou no local do seminário, momentos antes dos trabalhos. As inscrições são gratuitas.