O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) deve iniciar com atraso em 27 municípios da regional de Sinop, a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), que servirá para munir o Governo Federal com informações quanto aos investimentos necessários de serem realizados, nos próximos anos, naqueles locais com menor condição. O motivo da demora, segundo o próprio órgão, é a falta de recursos, inclusive para custear viagens dos servidores para capacitação. “Isso é normal porque sempre no final do ano há falta de recurso”, declarou, ao Só Notícias, o coordenador regional Fernando Lombardi Gouveia Sampaio.
De acordo com ele, levando-se em conta o período de preparação ainda a ser realizado a PNSB pode começar a partir da segunda quinzena deste mês [anteriormente estava estimado para setembro] e deve cumprir o cronograma previsto pelo órgão, com mapeamento dos dados até dezembro. Dentre os aspectos que o IBGE levantará está informações sobre a oferta e qualidade de serviços oferecidos, com base em levantamentos junto às prefeituras municipais. Empresas contratadas para a prestação de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e limpeza urbana, alem de coleta de lixo, também tornaram-se fonte para coleta.
Na relação de cidades a serem visitadas estão Sinop, Vera, Santa Carmem, Feliz Natal, Cláudia, União do Sul, Marcelândia, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Juara, Itaúba, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Colíder, Nova Canaã do Norte, Carlinda, Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde.
PNAD
O IBGE também adiou o início da nova fase da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar, exclusiva para Sinop, anteriormente definido para hoje, sob os mesmos argumentos da pesquisa anterior.
O PNAD consiste no levantamento de informações sob diferentes variáveis, quanto a aspectos demográficos e sociais da população, educacionais, mão-de-obra, rendimento e espécie de domicílios. Nesta etapa em Sinop, pesquisadores estarão nas residências selecionadas pelo IBGE do Rio de Janeiro, para levantamento das informações.
Nas demais cidades também base para a coleta de dados – Nova Monte Verde, Carlinda, Peixoto de Azedo e Feliz Natal – haverá definição de quando o trabalho será realizado. “Tudo depende do andamento de Sinop”, acrescentou Gouveia.