Os bancários vão paralisar todas as agências de Mato Grosso em 24 horas de greve programada para a próxima terça-feira (30). Na segunda-feira, às 18h30, está marcada assembléia no auditório do sindicato para debater a proposta de reajuste salarial de 7,5% feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O sindicato indicará rejeição do índice apresentado pelos banqueiros. Os trabalhadores querem 13,23%.
De acordo com o presidente do sindicato dos bancários em Mato Grosso, Arilson Silva, essa greve é de advertência e será na terça para não comprometer o pagamento dos aposentados e pensionistas. “A greve é legal porque já houve divulgação da paralisação 48 horas antes com faixas em locais estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande, além de panfletos nas agências bancárias”. O sindicato não confirmou se o movimento será também nas agências no interior.
Arilson Silva ainda explica que a greve não é o objetivo do sindicato, mas sim mostrar as deficiências que os bancários são submetidos. Na baixada cuiabana cerca de dois mil funcionários já aderiram a paralisação de 24 horas. Ele explica que os serviços essenciais como os dos caixas eletrônicos vão funcionar normalmente.